Dicas, antes de comprar um computador

 


 Antes de você analisar qual o tipo de processador que deverá optar ou se deverá ter uma placa gráfica dedicada ou que tipo de RAM será a melhor, tem que analisar as suas necessidades e qual a finalidade que dará ao seu computador. Por norma os utilizadores utilizam os seus computadores com três finalidades, para jogos, para os mais variadíssimos tipos de trabalho ou simplesmente para navegar pela internet. Mas então, vamos lá enumerar passo a passo o que você deverá analisar antes de efetuar a compra da sua nova máquina.



1.      Que tipo de utilizador você é?

 Como já referi antes de tudo tem que analisar o que precisa do seu computador com base nas suas necessidades, alguém que apenas use o seu computador para navegar a internet à procura de receitas culinárias provavelmente não irá necessitar de ter uma placa gráfica dedicada conseguindo optar por um processador que já tenha essa capacidade, apesar de mais limitada, mas poupando largas centenas de euros. Por outro lado, se irá oferecer o computador ao seu filho que vai querer jogar os últimos jogos com um grafismo surreal terá que ter em consideração que terá que investir em uma gráfica dedicada e que tipo de gráfica é mais dedicada. Por fim, talvez você seja alguém que trabalhe muito em edição de vídeos, ou criação de videojogos, nesse caso um processador de topo será uma das suas maiores necessidades.

2.     Conhecer os componentes do seu computador.

 Deverá investir algum tempo para ganhar algum conhecimento sobre hardware, isto fará com que possivelmente você até poupe alguns euros uma vez que nem sempre o mais caro é o melhor para si e nem sempre os grandes retalhistas estão em cima da melhor relação preço-performance para as mais variadas necessidades e poderão aconselha-lo para um produto caro que o deixará insatisfeito.

·         Processadores – Imaginem o processador como o cérebro de toda a máquina, é este o componente que irá processar todo o tipo de informação que esta recebe. Algo importante que você irá se deparar quando for fazer a sua pesquisa são dois termos “cores” e “threads”, quando se fala que um determinado processador é dual-core, quad-core, hexa-core, e assim por diante, significa que o processador tem diversos núcleos independentes que funcionam como processadores individuais, quanto mais núcleos tem o seu processador, mais o componente será capaz de lidar com muitas atividades ao mesmo tempo. Para o uso quotidiano como navegar simplesmente na internet, não irá necessitar de um processador de última geração que tenha 12 núcleos e 24 threads, provavelmente uma melhor aposta será optar por um processador de 4 núcleos e 4 threads que tenha gráficos integrados, vai lhe permitir poupar imenso dinheiro.

 

·         Memória RAM – Neste momento o padrão é utilizar memórias RAM DDR4 com o mínimo de 8GB, no entanto se o seu foco são videojogos a fasquia está a aumentar para os 16GB. Se o seu foco será mais vocacionado para “renderização” de cenários enquanto cria o seu videojogo, deverá piscar o olho a no mínimo 32GB ou até mesmo 64GB. Esta tecnologia está neste momento a entrar numa fase de transição para DDR5 sendo esta mais rápida, no entanto ainda estamos numa fase inicial, esta tecnologia é cara e a maior parte dos programas e dos utilizadores não conseguirão tirar o máximo partido dela.

 

 

·         Armazenamento – Este ponto é importante por dois motivos, o primeiro, já interagiu certamente com computadores que quando carregou no botão para o ligar podia ir tirar um café, falar com o vizinho e quando voltava ainda estava a iniciar, algo extremamente frustrante, uma forma de evitar isto será procurando um computador cujo sistema de armazenamento seja um SSD ao invés de um HDD, isto fará toda a diferença uma vez que os SSD são extremamente mais rápido e com preços que competem com a tecnologia anterior de HDD.

 Isto são só três dos componentes principais de um computador, aconselho vivamente a realizar uma pesquisa mais aprofundada neste tema por sua conta com base nos seus parâmetros e necessidades.



3.     Mobilidade, computador de entrada, ou construir o meu próprio computador?

 Agora apenas falta analisar um tópico, necessita de constantemente transportar o seu computador para a sua escola ou local de trabalho? Então talvez o melhor seja optar por um computador portátil, no entanto estes podem apresentar alguns constrangimentos no que toca à potência do mesmo.

 Caso a mobilidade não seja uma preocupação e pretende mesmo alinhar por um “desktop” e ir de encontro às respostas às suas necessidades que anteriormente pedi para analisar. Se apenas quiser um computador para navegar a internet e entrar em contacto com amigos, há várias máquinas de entrada a um valor bastante acessível que certamente responderão às suas necessidades. Se quiser um computador maioritariamente para jogos ou para trabalho, apesar de existirem vários computadores com tudo o que necessita à venda num só conjunto, recomendo que investigue um pouco mais sobre os componentes mais importantes para o que necessita e escolher o hardware mais recomendado, isto fará com que todos os cêntimos que invista vão de encontro ao que pretende e por vezes a preços menores.

Comentários

Enviar um comentário